quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Lanvin for H&M



Parece que estamos na fase de apresentar colaborações entre designers no blog! A verdade é que eu adoro essas colaborações. Acho que se duas marcas têm reconhecimento por quaisquer que sejam os motivos, uma colaboração sempre irá trazer o melhor de cada uma, num resultado bem inusitado. Até porque, acaba que depois de tanto tempo, até mesmo as marcas renomadíssimas que já têm um lugar garantido no mundo da moda, podem cair na mesmice. E isso vale para qualquer tipo de colaboração: a da Liberty of London com Manolo Blahnik colocou junto o charme das estampas liberty com o design maravilhoso de manolo. A da Traget com a Mulberry trouxe a classe da Mulberry para peças mais populares da Target.
A H&M sempre buscou colaborações com marcas renomadas para trazer um luxo mais acessível; ano passado foi com Jimmy Choo, e esse ano - babem! - com nada menos que Lanvin. A grande diferença da H&M para outras grandes marcas populares, é que a H&M sempre está antenada nas grandes passarelas, e sempre traz nas suas coleções algo bem sofisticado, fashion, mas produzido com um material pior, mão de obra mais barata, e produzido aos montes, a preços mais populares. São peças com um custo benefício menor, mas não menos fashion por isso. E é por isso mesmo que a marca é uma ótima opção para peças de modices, como eu já disse num post anterior: são peças que irão durar menos, mas dependendo do caso, isso não é um problema.
As colaborações com grandes estilistas da H&M, no entanto, são até mais bem feitas, mas nunca abrindo mão de ser um produto com preços acessíveis a todos. E, como todos os artigos de luxo, nunca abrindo mão de exclusividade, porém não uma exclusividade atingida por meio de preços exorbitantes, mas de pura dificuldade para se comprar o produto. As coleções são sempre limitadas, sendo vendidas por pouco tempo, em poucas lojas (normalmente somente as flagships mais importantes, de NY, Londres e Los Angeles, por exemplo) e com uma tiragem limitada, o que quer dizer que todas as fashionistas devem sair correndo e enfrentar uma fila gigantesca de madrugada para conseguir o seu exemplar. A não ser, é claro, que você seja uma artista muito famosa, símbolo fashion, e receba em sua casa um convite VIP para o lançamento da coleção, juntamente com peças para que use e faça propaganda da coleção, o que, convenhamos, não é o caso de nenhum de nós.
A coleção da Lanvin para H&M, assinada por Alber Elbaz, o diretor artístico da marca, será lançada em novembro, três semanas antes da sua apresentação para o público, no dia 2 de novembro. Enquanto isso, aguardamos ansiosamente! A idéia que o estilista traz para a marca de uma coleção não de Lanvin por menos, mas de trazer o luxo da Lanvin para a H&M é bem interessante: uma diferença sutil, quase imperceptível para os não introduzidos ao mundo fashion, mas que faz toda a diferença. Afinal, Lanvin não seria Lanvin se simplesmente buscasse fazer uma coleção mais barata. Assista ao vídeo do release da coleção aqui.



Mal posso esperar para ver o que essa coleção trará para nós!

xx

Nenhum comentário: