quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Oxfords


Eu sou apaixonada por sapatos oxford. Desde muito tempo atrás, quando eu assisti pela primeira vez The Painted Veil (O despertar de uma Paixão, em português), e me deparei com a personagem Kitty, de Naomi Watts com aquele sapato mais lindo de todos.





Os sapatos oxford são originalmente masculinos e vieram da Grã Bretanha no século XVIII. Não é à toa que sempre, ao pensarmos em oxfords, pensamos naqueles homens com toda aquela polidez britânica e de certa forma até pomposos em suas maneiras, assim como em seus acessórios: um sapato bem oxford, e talvez um guarda-chuva e um diário de couro daqueles italianos no qual escreve com uma caneta de pena, uma figura certamente saída de um filme. Depois disso, os sapatos popularizaram-se entre as mulheres também, e, principalmente nos anos 20, que é quando se passa o filme, todas as mulheres usavam.
Oxford são aqueles sapatinhos fechados e com cadarços que amarram-nos ao meio, e têm esse nome por terem sido extremamente populares entre os estudantes da Universidade de Oxford.
De um tempo para cá não se via mais deles em lugar algum (na versão feminina, é claro, pois a masculina é sempre um clássico para ocasiões formais), até que, de repente, eles ressurgiram e em todas as formas possíveis: coloridos, metalizados, com saltos altos, baixos, finos, sem salto, etc, etc, etc. 
E ninguém melhor do que Blair Waldorf para chamar mais atenção ainda desses sapatinhos, com seu estilo sempre clássico, contido e muito retrô. Quando eu a vi usando essa versão em vermelho e branco da brooks brothers, me apaixonei completamente e tive que comprar um igual! A Brooks Brothers pode parecer, para muitos, a última loja para se fazer compras fashion, já que é uma moda completamente careta, meio roupa de avó. Mas sendo os oxfords sapatos tipicamente de outra época, e bem clássicos, a Brooks Brothers se mostrou a melhor opção, e a versão mais parecida com a de Naomi Watts que eu encontrei!




No entanto, mesmo depois deles terem voltado e se popularizado mais pelo estilo Blair Waldorf, eles nunca estiveram tão em alta como agora. Muito mais do que um sapato retrô, o oxford virou símbolo fashion, não só para as que fazem esse estilo "anos 20" mas para qualquer mulher moderna e antenada. E quem acha que eles devem ser usados somente com meias no inverno, está completamente enganado: os oxford chegaram com tudo no verão, e dão um charme especial a qualquer visual. Eles ficam lindos com vestidos e shortinhos, dão uma elegância maior a qualquer visual sem graça, e são ótimos para quebrar visuais românticos demais, por se tratar de um acessório "masculino". Além de tudo, as versões mais baixas são bastante confortáveis e por isso acabaram aposentando as sapatilhas na escolha de um sapato fechado para toda hora neste verão.



Jessica Biel não tira do pé seu modelo cutout do stuart weitzman, e Diane Kruger (abaixo) não sai mais sem o seu.
Atenção para o primeiro outfit de Kruger, e como ela usou de muitos elementos masculinos ao mesmo tempo (o boyfriend blazer, o short de alfaiataria e os sapatos oxford usados com meia), continuando completamente feminina e linda, principalmente com essa bolsa hermè crossbody para quebrar um pouco o look.


Os sapatos oxford são, definitivamente, a melhor aposta para o próximo verão.

xx

p.s. no post sobre Leighton Meester cometi um erro fatal ao chamar a bolsa celine de Leighton de Prada. O erro já foi corrigido, e peço mil desculpas!

4 comentários:

Anônimo disse...

Tb amo sapato oxford.
aliás eu queeeeeeero este marrom e branco de Diane Kruger!!!!!!!!!!

Very Next Week disse...

Ele é lindo né?? Procurei em tudo que é lugar e ainda não descobri de onde é!! Vamos ver se ainda acho..

Juju disse...

A Diane Kruger sempre acerta, né?

Anônimo disse...

Amo tb o seu, bjs!!! E tenho um lindinho, vou tirar do armario.
Raquel Paiva