quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Going to the beach in style (in 4 steps)



Não sei se fui eu que cresci, virei mocinha e passei a gostar de moda, ou se foi alguma outra força do universo que transformou até o mais simples dia de praia em um evento cheio de glamour; o fato é que colocar um shortinho jeans e uma camiseta branca básica por cima do biquini para ir à praia deixou de ser uma opção há muito tempo. Ir à praia hoje em dia, principalmente quando se tratando de uma fashionista assumida, exige uma produção como qualquer outra, e é preciso estar sempre atenta às tendências atuais assim como aos mínimos detalhes da produção, para arrasar no verão, seja qual for o seu estilo.
E, como estamos entrando no verão, e a partir dessa semana todos estão viajando, cada um para um canto, para curtir o verão embaixo do sol, nada mais natural que pensarmos em todos esses detalhes para todo mundo arrasar na produção.

O primeiro passo é pensar no biquíni, e esse é o mais fácil. Cada um sabe bem qual modelo de biquíni fica melhor em seu corpo, qual cor gosta mais, etc. E aí vai na escolha de cada um. Eu, por exemplo, fico sempre dividida, pois adoro uma cortininha, e sou daquelas barangas mesmo que acha o máximo ficar com aquela marquinha bem fininha da parte de cima da cortininha, mas também adoro a elegância de um tomara que caia, axho o máximo como ele deixa qualquer mulher mais esbelta. E a parte de baixo varia, mas de preferência bem brasileiro, pequenininho - e esse é outro grande problema da minha vida, pois os meus biquinis preferidos são os da Adriana Degreas, que teima em fazer calcinhas para gringos; eu conheço gente que manda cortar, mas nunca experimentei. Mas, de preferência, gosto de tudo com muitas cores ou então com correntes, pedras, algo do gênero, para tirar o biquíni da mesmice. Para quem é mais básica, não tem nada como um biquini todo branco ou todo preto, lisinho, para combinar com tudo da produção.

E aí, depois de escolhido o biquini, vem a parte difícil: com o que colocá-lo. E aí depende do estilo de cada um e da ocasião em que irá usá-lo. Para viagens a Trancoso, Floripa, Punta, dentre outras praias nas quais todo mundo fica mais chique, o ideal é investir em uma saída mesmo. E para quem pode mesmo, investir na saída, o que traduz-se para Pucci ou Missoni. Estações vêm e vão e essas duas marcas continuam sendo as campeãs na categoria beach. E por mais que mil outras marcas tentem imitá-las (a Thelure fez este verão biquínis e saídas com estampas "missoni inspired" e a Adriana Degreas "pucci inspired", nas quais a palavra "inspired"é puro eufemismo para cópia devido à falta de criatividade), elas sempre continuam tendo o seu lugar. Pois todo mundo que entende o mínimo consegue notar a diferença entre um kaftan pucci por cima do biquini, e um da Adriana Degreas, por mais que o último seja bem feito e de seda pura, não é e nunca vai ser a mesma coisa.





Eu adoro o jeito que ambas as marcas misturam cores em estampas vibrantes que traduzem o verão, e continuam, mesmo com o tempo, no topo, sempre fashion, timeless, chic e exclusive.
É claro que nem tudo são flores, e não é nada fácil pagar em torno de $1000 dólares por uma saída de praia - melhor pagar em um vestido da mesma marca para sair né. Mas, neste caso, eu continuo insistindo em investir em peças originais e nunca em algo que tente copiar essas marcas. Afinal, o que mais temos por aí são saídas lindas. Eu adoro os modelos indianos, com tecido transparente, e aquelas estilo camisa de linho, de preferência branco.
Essas fotos foram da campanha do Matthew Willamson para a H&M, em 2009, e traduzem bem essa idéia de túnicas coloridas e estampadas, com inspiração levemente indiana, para serem usadas como saídas de praia. Adoro as cores bem verão, e adoro os tecidos levinhos ao vento, acho que tem tudo a ver com praia e deixa tudo mais charmoso.



Esse é da coleção Cosmic Blossom da Louis Vuitton, no início desse ano, que era uma coleção em edição limitada bem jovem, bem verão, composta de totes de praia lindas e kaftans igualmente lindos, todos coloridos e com estampas divertidas, bem jovial, mas sofisticada como a Louis Vuitton sempre deve ser.



Essa foto é da Vogue UK 2004. Olhem como, 6 anos depois, a moda praia continua a mesma.



Mas estes são apenas exemplos para tirar idéias. O que mais tem por aí são exemplos de saídas lindas que seguem essa tendência.

Agora, se o destino for a cidade maravilhosa, por exemplo, ou alguma prainha deserta na Bahia, ou algo do gênero, enfim algum destino mais casual em que túnicas esvoaçantes não se encaixem bem, a solução é investir no velho shortinho jeans, mas não um "shortinho-jeans-e-blusa-branca"básico. É sempre possível dar um up no look, mesmo quando ele for mais casual. Esta outra foto da mesma campanha da Cosmic Blossom mostra um look bem casual, mas nada simples. Nada que uma blusinha bonita e um micro shorts colorido combinados com um super óculos não resolva.




Outra opção que eu acho um charme são aquelas t-shirt oversized que fazem o estilo "coloquei a primeira coisa que vi na frente (e ainda assim sou estilosa".


E, por último, a bolsa. Tem gente que não gosta de levar bolsas para praia, e eu realmente não entendo como. São elas que dão o toque final no look, e nada como um beach tote maravilhosa para deixar toda mulher poderozíssima no verão! E aí eu insisto que vale a pena investir em uma super bolsa. Afinal, é sempre ela que acaba de fato encarnando todo o glamour do look.
As de palha sempre terão o seu lugar, e são a bolsa típica de praia. Desde as mais normais como essa que Serena Van Der Woodsen, às mais elaboradas de marca.



Mas as minhas preferidas são as totes, de preferência bem estampadas e coloridas. Elas são super práticas, cabem tudo, e possuem um charme particular, talvez nesse formato despojado, ou na elegância que suas estampas trazem. As minhas preferidas são as da Pucci, pois elas sempre trazem os desenhos maravilhosos da griffe com cores que ficam perfeitas com o sol, mar e piscina. Aliás, a Pucci, assim como a Missoni, são as campeãs na coleção beach, não só em saídas, mas em bolsas, biquinis e acessórios. A Dolce&Gabbana sempre faz bolsas lindas nesse mesmo formato com estampas lindas, que não são necessariamente de praia, mas podem ser usadas como tal. Para modelos mais acessíveis, a Diane Von Furstemberg possui modelos lindos, e, convenhamos, a estilista é mestre em traduzir um verão tropical fabulous em suas coleções. Para as mais básicas, uma neverfull da Louis Vuitton ou uma Goyard básica são perfeitas, mas elas já estão, convenhamos, tão batidas, que é melhor investir em algo mais a sua cara e que não esteja em toda esquina. As da coleção cosmic blossom mencionada acima são maravilhosas e meu sonho de consumo, mas só chegaram no início do ano em edição limitada, então é só para poucos sortudos.
E por aí vai... O que não falta são modelos lindos de bolsas de praia!




E, por último, os acessórios. Acho um charme quem vai pra praia com maxi-colares e pulceiras de pedra,  de preferência coral ou turquesa que combinam com a estação. Chapéu é sempre uma ótima pedida, e tem gente que ainda capricha nas toalhas de levar pra praia... e aí vai de cada um!

Vogue Paris - março 2009

Campanha Michael Kors Cruise 2009


Campanha Michael Kors Spring-Summer 2009


xx

2 comentários:

Marcella Tedeschi (letras) disse...

olha que delicia! tive um achado hoje, um biquini tomara que cai no tom de magenta assim mais claro e achei o esmalte da mesma cor.o twiggy.morri de arrependimento quando cheguei em casa e vi que o esmalte era fosco (odeio!), mas passei um extra brilho e ficou otimo. Cabo Frio- Buzios amanha com biquini e esmalte combinando hehe adoro!

Anônimo disse...

Adoro seu blog, acho o maximo como vc escreve. Mas, neverfull e putras bolsas de couro NAO SAO PARA PRAIA, todos sabem que o Sol danifica o couro, sendo assim fica jeca levar essas bolsas... opte pela Pucci q n é de couro, Missoni, aquela Chanel transparente etc