quarta-feira, 4 de maio de 2011

A Fairy Tale

Mil anos depois, cá estou eu! E nem tenho coragem de pedir desculpas a vocês... rs
Mas, enfim, estou de volta. E, bom, o mais natural é que eu viesse aqui falar sobre o vestido de Kate Middleton com vocês. Ora, todo mundo já está careca de saber que o vestido foi criação da Sarah Burton, diretora criativa do Alexander McQueen (gente, o vestido é da Sara Burton e não do McQueen. Se ela estivesse criando para a griffe provavelmente o vestido não seria tão clássico - e também não seria adequado para o casamento de uma princesa), e que foi uma homenagem e tanto ao grande estilista que se suicidou no ano passado. Todo mundo já viu repetidamente como a sua irmã, Pippa, estava maravilhosa, também de Sarah Burton, e também de branco, o que nos causou espanto, mas parece ser usual na Inglaterra, para compor o look da noiva. E todo mundo já viu nas mais diversas fontes como o vestido é bem parecido com o de Grace Kelly, então não quero me delongar mais nisso. 
Me limito a dizer três coisas, que resumem a minha posição quanto ao casamento em geral: primeiramente, que o vestido foi muito menos do que eu esperava, depois de tanta espectativa. É um modelo clássico sim, como deveria ser, mas falta um certo charme, algo a mais, digno da futura rainha da inglaterra. Achei bem sem sal, bem comum. Em segundo lugar, a escolha da estilista foi um gesto muito fofo, e uma verdadeira homenagem a alguém que foi, nos últimos anos, uma das pessoas mais importantes do cenário fashion, mas, para ser bem sincera, não acho que combina muito com o casamento. Essa é apenas a minha opinião de leiga, mas Mrs. Burton aprendeu a criar com o próprio gênio McQueen, e suas criações são bem mais modernas, com um quê de até psicodélico, eu diria, e, talvez por isso mesmo, ao criar um modelo tão clássico, ficou perdida no clichê.  (vestido bem bordado, mangas compridas de renda, enfim, o que todo mundo que quer um modelo bem clássico usa, sem nenhuma peculiaridade nem mesmo nos bordados). Acho que, se fosse eu, correria para a Burberry, mais experiente em inovar na tradição.




E, por último, que Pippa roubou completamente os holofotes da irmã, pois estava simplesmente deslumbrante, e eu mesma casaria naquele vestido que ela usou feliz da vida.



Também não acho que vale a pena ficar comentando sobre os looks dos convidados, convenhamos, essa notícia já está bem passada. Mas preciso confessar que, mesmo depois de uma semana do casamento do ano, eu ainda estou com a cabeça nos contos de fadas e nas princesas, e não resisti a não escrever como elas.

A verdade é que Kate Middleton é a mais perfeita candidata a ser princesa. Ela é a filha perfeita, a namorada perfeita, ela é tudo aquilo que toda menina deveria ser. É linda, mas possui uma beleza comum, nada de estrela de cinema a la Angelina Jolie que todos sabemos que não faz parte da realidade de ninguém. E por isso mesmo, por ser tão comum, até mesmo em sua posição social, que ela encanta mais ainda a todos. Por isso, e pelo fato de que Kate é sinônimo de elegância, ela é fina, discreta, educada, sabe ser tudo bem na medida, chama atenção sendo mosdesta, consegue não dar material algum para os paparazzis, o que resulta só em elogios, e toda a discrição sem ser arrogante e metida. E isso tudo, obviamente, se revela na maneira como ela se veste. 
Eu particularmente adoro como ela é sempre muito clássica, e só usa peças neutras, para nunca chamar atenção demais, sempre elegantérrima, e mesclando peças de griffe com vestidos simples da Zara (como o que ela usou no dia seguinte ao casamento), que todas nós podemos usar também.

Mas Kate ainda é novata aos holofotes, e, talvez por isso mesmo, mantém tudo ao mínimo, para que não haja erro. E não há, de fato, mas também não há nenhuma exaltação, nada especialmente glamuroso.

Kate não chega aos pés das princesas de Mônaco, por exemplo, de Grace Kelly e suas herdeiras. Nem mesmo da princesa Letizia, da Espanha, eu ouso dizer. Todas essas possuem um estilo mais recatado, mais formal e tradicional, pois, afinal, elas são princesas. Mas todas conseguiram levar a este estilo algo de particular, como sua marca registrada, e todas são símbolo de elegância, classe e beleza. Afinal, não é todo mundo que recebe uma das bolsas mais tradicionais e cobiçadas da marca mais tradicional e cobiçada do mundo batizada em sua homenagem (e pode ocorrer que alguém venha a batizar alguma bolsa de Kate, mas seria pura babação de ovo).

Grace Kelly pra mim é Grace Kelly. E ponto.  Ela virou ícone fashion ao ser a primeira a conseguir se vestir sem esforço e ainda ser chic, e, mais importante, fazia com que todos os seus looks fossem bem femininos, com cinturas marcadas, sem nem um traço de vulgaridade. Ela era simples, mas de uma elegância incomparável; foi Grace Kelly quem criou aquele estilo casual, que ainda hoje continua sendo tão copiado: calças capri, camisas brancas simples, e muita alfaiataria, sempre acompanhado de um par de óculos escuros e um sapatinho básico, que ela vestia com a maior classe do mundo.





E, é claro, sempre com uma bolsa impecável, de preferência a sua própria Kelly, que a traduz completamente.



Para a noite, vestidos também bastante ladylikes, que nunca mostravam muita pele, mas sempre marcavam a cintura e vestiam-na de uma postura ainda mais elegante. Mas nunca demais, simples, até nas jóias, mas em uma simplicidade que fazia tudo o que ela vestia chamar muita atenção - e ser copiado por todas as mulheres do mundo.





A única outra princesa que eu consigo chegar perto de comparar à minha maior ídola, Grace Kelly, é a sua própria neta,  Charlotte Casiraghi.
Charlotte definitivamente herdou a beleza e o estilo da avó. E ao contrário de sua contemporânea (e bem mais aclamada) Kate Middleton, Charlotte nasceu na nobreza, o que lhe deu uma confiança muito maior para ousar ao se vestir. Apaixonada por moda, ela sempre é vista na primeira fila dos desfiles, além de ser patrocinada pela Gucci em seu esporte preferido - o hipismo.



Charlotte é bem mais moderna ao se vestir que a maioria de suas contemporâneas princesas, mas ainda assim conserva um jeito recatado e discreto, com um ar sempre casual como o da avó. Charlotte é frequentemente vista em vestidinhos soltinhos e com cabelos soltos, sempre feminina e com jeito de menina, mas uma menina que é pura elegância, e vestida sempre pelos melhores designers.








E ela e sua mãe, Princesa Caroline de Mônaco, ambas lindas e chiquérrimas:




Vamos combinar, depois dessas duas, Kate fica lá no chão né.

xx

4 comentários:

Anônimo disse...

Depois delas, Kate fica la no chao mesmo hehehehe

Ana disse...

Acho a Charlotte uma das pessoas mais elegantes, ainda mais pela idade dela e ela é linda né?
Agora a Kate, eu achei mara o vestido , deslimbrante e tals... Mas nem é que é de princesa né? Não precisa casar com o William para usar ele. Qqr uma pode casar na igreja de lourdes com um vestido assim...
Agora o segundo eu gostei muito, para a recepção. Mto mesmo! heheh

Beijoss nena!

Lu disse...

Eu sou meio suspeita para falar, amei o vestido da Kate! Realmente ele era simples, mas eu acho que isso foi mais uma qualidade, não um defeito... porque, apesar de simples, ele vestiu maravilhosamente bem nela, ficou super delicado e super bem acabado. Acho que valorizou a beleza dela... sei lá, sou meio minimalista quanto a vestidos de noiva! Agora a Pippa estava um espetáculo a parte, realmente chiquérrima!
Quanto à Grace Kelly, acho que é uma competição injusta, coitada da Kate, porque a Grace Kelly já era diva muito antes de virar princesa! E o combo diva + princesa é difícil de derrotar...

Laura disse...

Concordo completamente com tudo que vc disse!
O vestido da Kate realmente poderia ter sido melhor..
bjsss