sábado, 21 de maio de 2011

Iconic Dresses

Outro dia eu estava pensando em como falamos de it bags o tempo todo, e em como elas são reconhecidas facilmente; alguém fala "comprei uma balenciaga" e, se a pessoa não especificar que foi outro modelo além do city, você automaticamente pergunta "que cor?". E o mesmo ocorre com muitos sapatos, porém numa escala menor. Mas, e com roupas?
E aí, quando parei pra pensar, esse fenômeno ocorre sim com vestidos, porém em uma escala muito menor. São aqueles vestidos que representam a marca inteira por si só, por mais que a marca faça milhares de outras coisas em outros estilos. Como se fosse uma metonímia para toda a griffe - e quem se lembra das aulas de literatura sabe que metonímia é quando se pega uma parte para representar o todo, que é, mais ou menos o que acontece com esses vestidos. São todos vestidos que variam em seus detalhes - cores, decotes, estampas, bordados, etc. -, mas a essência continua a mesma, e, mais importante, nunca saem de moda e estão presentes em todas as coleções da griffe. Por isso mesmo é que nem preciso dizer que são ótimo investimento né?

Selecionei 4 vestidos que desempenham esse papel perfeitamente:

1. Wrap Dress, Diane Von Furstenberg

O wrap dress, ou vestido envelope, foi o que fez a fama de Diane. Ela criou um vestido prático, simples, que vestia com elegância qualquer tipo de corpo, e conferia feminilidade e sensualidade clássica a qualquer uma que o vestia. O vestido foi criado nos anos 70, e fez tanto sucesso, que continua firme e forte até hoje, sem nunca cansar nem sair de moda. Nada mal né?

Diane em seu próprio wrap dress



Paris Hilton e sua coleção:




2. Nicole Miller

Nicole Miller apresenta novas coleções a cada temporada, sempre recheadas de coisas maravilhosas. Mas ainda assim, nao adianta, o que todo mundo quer é sempre aquele vestidinho clássico da marca, num drapeado que valoriza completamente o corpo das mulheres, com um tecido levemente brilhante, perfeito para uma festa, não importa qual seja a tendência vigorando na época.



3. Herve Leger

A Herve Leger é, como todos sabem, a originalíssima bandagem, que faz tanto sucesso e é tão copiada pelo mundo afora. E, embora a marca crie tudo tendo bandagens como base, existem muitas variações dos vestidos, fazendo modelos bastante diferentes. Mas o que fica, não adianta, são aqueles tubinhos básicos todos de bandagem, extremamente sexies, que mudam só no decote e na cor, e, mesmo com a moda de bandagem já tendo cansado muitas fashionistas, continua sempre como símbolo fashion. Até porque, vestido de bandagem todo mundo tem, mas nenhum veste como um Herve Leger. Herve Leger é, definitivamente, timeless.




4. Azzedine Alaia

O vestidos a Alaia são bem girlies, sempre rodadinhos em baixo e justinhos em cima. Eles vieram à tona mais recentemente, mas ainda assim são tão sucesso quanto os outros.
Eu particularmente acho-s lindos, mas para produções mais "dia", como a de Giovanna Battaglia, para red carpet, mesmo todas nós sabendo que é um Alaia, chiquérrimo e caríssimo, fica um pouco desarrumado.







xx

2 comentários:

Lu disse...

Adorei!! Acho que você achou uns exemplos que a "metonímia" é realmente em forte... o que eu acho mais emblemático é o Hervé Leger! Até o vidro do perfume parece vestido em uma bandagem!!

Ana disse...

Eu quero muuuuuito um alaia!
Nena vc já viu esse site com desconto que vende nicole miller? Tem mtas opções e é barato, olha aqui http://www.bluefly.com/Nicole-Miller-Dresses/_/N-1z140mwZ1ab7Zapt8/designerslist.fly

Beijoss xuxu