segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Lanvin for H&M

Verdade seja dita, eu tentei não falar disso aqui. Ninguém precisa ver mais um blog mostrando o que é que a H&M trouxe para nós de maravilhoso este mês. Mas eu simplesmente não resisti! Desde o dia 2, quando as fotos da coleção foram liberadas para a imprensa, eu não consigo parar de sonhar com aqueles vestidos maravilhosos um segundo...! Eu sei, é um tanto doentia essa minha paixão, mais como um vício. Mas eu escrevo aqui com a idéia (ou seria ilusão?) de que as minhas poucas leitores são todas fashionistas enrustidas - ou nem tanto - como eu, e assim como eu, dividem comigo essa paixão, e entendem o que é precisar de peças como essas.
Eu sempre considerei esse espaço como um espacinho só meu onde posso falar livremente de moda, que é um assunto que eu amo de paixão. Ora, eu sou estudante de letras, e por mais que ame escrever prosa, amo escrever sobre aquilo que gosto em geral, e é isso que faço aqui. Por mais que mil pessoas julguem esse mundo fashion como superficial, eu defendo a idéia - e aí a defendo até mesmo na literatura, de que o mundo é para ser belo e as coisas belas para serem admiradas. Poesia engajada que só é engajada eu odeio! Se ela conseguir ser mais do que bela, melhor ainda, mas primeiro, e principalmente, poesia deve ter aquele lirismo que faz todo mundo se apaixonar. E por que a aparência deveria ficar atrás? Sou a favor de tentarmos estar sempre lindas, de fazer uma super produção antes de sair, afinal, metade da diversão de ir para uma festa é essa, para se sentir bem, para que os outros sintam o quanto você está bem, para estar bela, pura e simplesmente. E isso eu não considero ser superficial, considero como uma necessidade básica do ser humano, talvez numa visão de vida menos espiritual e mais hedonista, de fato, mas um hedonismo que precisa existir para não enlouquecermos.
Dito isso, deixo bem claro que sou a favor da moda que é bonita, e que sente bem, idependentemente da marca que leva o título. E lembrei disso, e achei brilhante, quando recebi minha bolsa que eu havia comprado online da mulberry for target que vinha com uma etiqueta assim:

WE BELIEVE IN FASHION
THAT FEELS GOOD.

That's why Mulberry for Target blends the brand's iconic,
soght-after style with truly unbelievable prices.
Feels pretty good, hun?


Por que a moda tem que feel good, principalmente. E acho que só quem entende isso, antes de tudo, consegue entender o amor que eu e tantas outras sentimos por um vestido Lanvin - porque essa palavra já é adjetivo suficiente para descrevê-lo!
É impossível negar a existência de grandes marcas que controlam e ditam o mercado da moda, e como eles, muitas vezes, têm passe livre nas passarelas, criando coisas que muitas vezes não são tão brilhantes. Mas isso acontece em tudo também (e faço essa constante alusão à literatura pois é o que mais sei :P ): é claro que existem os grandes cânones, e são eles que ditam e controlam o caminho que toda a literatura toma. E esses cânones podem, também, errar e fazer algo não tão brilhante, mas eles já têm o nome. Mas se eles carregam esse nome não é à toa, é porque eles fizeram por merecer, não apenas criando algo brilhante, mas introduzindo algo de novo que os define completamente. E é assim que acontece na moda também. Louis Vuitton foi pioneira na fabricação de malas, Chanel criou um estilo que devia ser confortável, acima de tudo, uma elegância simples, Roberto Cavalli criou aquele sexy cheio de vida, como uma jungle, cheio de estampas que é tão a cara dele. E Lanvin? Lanvin tem aquele glamour bem peculiar, com ruffles e mais ruffles e numa teoria de "quanto mais, melhor".
Sim, muitas vezes compramos só pelo nome, mas só adoramos o nome pelo que ele representa e pelo que ele é. E, ao pagar um preço absurdo por um vestido Lanvin, você está comprando não só um vestido, mas uma peça única, feita nos mínimos detalhes, que custa caro porque veste como nenhuma outra, porque tudo nele é pensado e repensado, e que traz consigo todo o status de um vestido Lanvin, como o de um poema por Dickinson.
Nem preciso dizer que esses vestidos são completamente incessíveis para a maioria da população né - e ouso dizer que para a maioria das fashionistas também - e é por isso, principalmente, que ficamos enlouquecidas com acontecimentos como esse da Lanvin para a H&M. Principalmente quando a colaboração é tão bem feita. Alber Ferraz disse, antes de termos idéia de como seria a coleção, de que a idéia não era vender Lanvin mais barato, mas trazer o glamour da Lanvin para uma marca popular como a H&M. A diferença é sutil, mas muda tudo.
A coleção está deslumbrante, porque não é uma versão de vestidos Lanvin com tecidos piores e menos trabalho, mas são roupas tipicamente da H&M, roupas feitas para serem acessíveis, sem forçar a barra, mas com a elegância e charme da Lanvin; não é uma versão mais barata, e sim uma nova versão inspirada em tudo que a Lanvin já trouxe para o mundo, mas para a H&M. E é claro, com o design de Alber ferraz, e uma etiqueta Lanvin, com direito a embalagens lindas, tudo cuidadosamente criado só para as fashionistas de plantão como eu.
Isso tudo para justificar por que estou tão desesperada esses dias. Pois é uma coleção maravilhosa, perfeita, que representa muito mais do que roupas, e por preços acessíveis a todos nós. Com um detalhe: não vendem no Brasil, claro. Sim, nós brasileiras temos que nos contentar com vestígios da moda que chegam aqui, e, por mais que isso esteja mudando, e que cada dia mais grandes marcas abrem suas filiais aqui, e as marcas brasileiras passam a criar coisas também brilhantes, essa mudança é lenta, e demora mais ainda para chegar em Belo Horizonte. Triste.
Então, fashionistas com a sorte de estarem fora do Brasil onde há alguma das poucas lojas selecionadas para vender a coleção, aproveitem essa oportunidade, e não hesitem em perder algumas horas de sono para esperar na fila, pois vale muito à pena.

Eu fiz a minha wish list (ok, ficou um pouco exagerada, eu nunca poderia comprar tudo isso, mas foram as coisas que mais apaixonei, e para escolher entre elas acho que só mesmo experimentando! hehe

Os vestidos, todos deslumbrantes! Ok, estou numa vibe pink hoje, mas a verdade é que todas as opções de cores são lindas!



Esse trench coat de zebra é deslumbrante! Um pouco unfit para o nosso clima atual, assim como o boyfriend blazer de cetim, mas ambos são tão perfeitos! A saia é maravilhosa, e essas camisetinhas básicas da Lanvin são de lei, e merecem um lugarzinho na minha lista.



Os acessórios! Achei a bolsinha muito fofa, e os sapatos são um escândalo! Leighton Meester já até apareceu usando um de oncinha...





xx



2 comentários:

Anônimo disse...

Morar na roça é duro...

ana disse...

Adoro seus textos! Muito bem escritos!!
bjos!